O Player é a pessoa que controla o personagem em todo o mundo. Quando o usuário inicia um jogo, o jogador é colocado em um mundo gerado por uma seed aleatória ou especificada, com um inventário vazio. O jogador tem uma barra de saúde com 10 corações e a barra de fome com 10 carnes, e pode ser danificada por quedas, asfixia, afogamento, fogo, lava, raios, cactos, cair no vazio, etc, enquanto a barra de fome é diminuí a partir que você corre, pula, anda, nada etc. Danos à saúde podem ser absorvidos e diminuídos pela armadura e saúde pode ser restaurada pela ingestão de alimentos ou se a dificuldade é definida como pacífica, a saúde vai se regenerar por conta própria. A fome também é um fator que o jogo não está no modo Peaceful, esgotando ao longo do tempo e ainda mais rápido ao sprint. Alimentos vai reconstituir a saúde, no entanto, comer carne podre e frango cru tem a chance de envenenar o jogador. Dependendo do nível de dificuldade, um baixo nível de fome vai esgotar a saúde jogadores.
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